Bauru e grande região

Tribuna do Leitor

A Liga da Justiça da Grécia antiga

por Ligia Mayra Amaral Lima - 2º ano - História (Unisagrado)

11/02/2020 - 03h41

Quem conhece o Superman, o Batman, a Mulher Maravilha, Aquaman, Flash, Ciborgue, sabe que juntos eles formam a Liga da Justiça da DC, pela qual tem o objetivo de combater um terrível inimigo em comum.

Mas essa história de liga da justiça não é de hoje. Na Grécia antiga, no século V a.C., houve também uma liga de combate que lutava por um inimigo em comum, era a Liga de Delos.

Essa liga era formada pelas cidades-estado gregas (cidades independentes) que tinham por líder a cidade de Atenas.

Na Liga da Justiça de Hollywood, Superman e a Mulher Maravilha lutavam com sua força, Flash com sua velocidade, Batman com sua inteligência e tecnologia, Aquaman com seu poder aquático e todos os outros super-heróis lutavam cada um com sua habilidade e superpoder.

Da mesma maneira, na Liga de Delos cada cidade-Estado ajudava no combate da sua melhor maneira, com a sua "habilidade", fosse com força militar dos soldados, instrumentos bélicos ou tributos.

Mas já que eles se uniram para lutar com um inimigo em comum, quem era esse adversário? Para os super-heróis, esse adversário era o Lobo da Estepe, com seu exército de parademônios, e para os gregos eram os persas. Mas nem tudo foram destroços e sangue. Depois de muito suor, a Liga da Justiça teve sua vitória na batalha contra o Lobo da Estepe, e a Liga de Delos, em 479 a.C., conquistou a vitória sobre os persas.

Pois é, essa história de liga da justiça não começou no universo dos super-heróis nem nos quadrinhos, mas há muito tempo, na Grécia antiga.

Ler matéria completa