Bauru e grande região

 
Tribuna do Leitor

Parabéns, pedagogos e pedagogas!

por Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani

22/05/2020 - 06h00

Na última 4ª feira, 20/05, comemoramos o Dia do Pedagogo. Para além de comemorar e parabenizar meus/minhas colegas de profissão, nesse momento de suspensão das aulas presenciais e mudanças no modo de ensinar e como consequência aprender, a data merece reflexão. Ser Pedagogo é uma questão de escolha, assim como outras profissões. Ninguém nasce Pedagogo, porque gosta de crianças ou o essa escolha está relacionado com o dom da maternidade. Grande equívoco!

Ser Pedagogo é ter consciência que nunca vai parar de estudar, sempre estará em constante aprendizado sobre teorias educacionais e de aprendizagem, fundamentos da educação, desenvolvimento humano, metodologias de ensino, legislação e planejamento educacional, currículo escolar, relacionamento escola e família, entre outros.

Se Pedagogo é estar ciente de que por meio da sua prática, ou melhor, práxis pedagógica, é exemplo e pode transformar vidas, pois acredita nas infinitas possibilidades da educação como emancipação dos sujeitos. Ser Pedagogo é resistir, lutar, enfrentar, com consciência e embasamento científico. Finalizo parabenizando os Pedagogos e as Pedagogas, e espero que nesse momento no qual somos tão necessários para a sociedade, recebamos a valorização que merecemos.

 

Ler matéria completa