Bauru e grande região

 
Tribuna do Leitor

A ciência acompanha a sociedade, mas a sociedade não acompanha a ciência

por Raquel Cristina Monchelato - 2º ano de História

28/06/2020 - 05h00

A ciência sempre acompanhou a sociedade e suas mudanças, justamente por ser algo com características transitórias e que permite aos indivíduos questionamentos e explicações, porém, o que vemos em nosso cenário atual é um total descaso com a ciência e seus dados.

No Brasil, além do atual negacionismo dos dados científicos que são divulgados, são visíveis os ataques sofridos por toda a comunidade cientifica, que precisa se impor de formas nunca vistas antes para que suas vozes sejam ouvidas e seus dados levados a sério - tudo isso enquanto milhares de pessoas morrem todos os dias por conta da Covid-19.

Além disso, ainda é preciso lidar com as chamadas "fake news", que muitas vezes desvalorizam o trabalho científico e fazem com que muitas vidas sejam colocadas em risco - tudo por conta de "teorias da conspiração" e fanatismos políticos.

A junção desses dois elementos resulta no caos que estamos vivendo hoje, fazendo com que muitas pessoas desacreditem numa melhora e até mesmo continuem vivendo como se o mundo fosse o mesmo - sem entenderem que a ciência busca ajudar nossa sociedade e só ela será capaz de trazer resultados como vacinas e medicações que sejam realmente confiáveis.

Tudo isso torna o trabalho dos pesquisadores cada dia mais difícil e leva a população a falsas esperanças e conhecimentos e, assim, tratam o vírus que nos assola como algo inventado ou que não é capaz de realmente causar todo o mal que está causando.

É necessária uma reeducação, por parte da sociedade e governo, para que as notícias sejam pesquisadas antes de compartilhadas e a ciência não seja apenas uma opção em meio aos "achismos" que temos em nossa cultura, mas sim uma fonte de informações.

Ler matéria completa