Bauru e grande região

 
Tribuna do Leitor

Gazzetta faz piada com os donos de bares

por Fabrício Genaro

28/07/2020 - 05h00

Bar é algo que vai muito além de um estabelecimento que comercializa bebidas (se fosse só por beber, as pessoas poderiam fazê-lo em casa). Bar é um local de encontros e reencontros, de fazer novas amizades, de fermentar ideias e dar vazão ao stress, após uma jornada de trabalho. O Bar representa tudo isso e muito mais. É fonte de renda de centenas de milhares dos que estão atrás dos balcões, em todo país.

Reconhecemos que bares e congêneres, apesar das qualidades mencionadas, não representam nesse momento grave de pandemia serviços essenciais (entenda-se por essencial tudo aquilo que o ser humano não viveria sem). Nossa crítica sempre se deu pela falta de isonomia em relação ao nosso setor, afinal, o porquê da distinção entre as pessoas que se encontrem na mesma situação?

Talvez nesse sentido o prefeito Gazzetta (PSDB) resolveu permitir a abertura desses estabelecimentos das 10h às 16h, esquecendo-se de que a natureza de um bar é totalmente diferente aos demais setores contemplados pelo decreto. Bar, reafirmamos, é local de lazer e de entretenimento e o horário estabelecido é completamente incompatível para essa prática, pois a maioria esmagadora da clientela estará trabalhando.

Numa tentativa de "fazer média", o senhor prefeito transforma a medida em piada de mau gosto num momento totalmente inconveniente à risos. Leis e decretam mudam a todo momento de acordo com o humor de quem nos desgoverna.

 

Ler matéria completa