Bauru e grande região

 
Tribuna do Leitor

Marketing do medo

por Lucio Jacomini

30/07/2020 - 05h00

Todos os governos do mundo nunca investiram o suficiente para descobrir novos medicamentos e vacinas para as epidemias,que são cíclicas. O coronavírus estava previsto pelos cientistas desde 2012 e o que fizeram? Nada! De repente, mas não muito, se viram frente a um inimigo invisível e altamente virulento. Como arrumar leitos, respiradores, remédios, enfermeiros, médicos e tudo mais que se necessita numa pandemia se não tinham feito a lição de casa? A solução foi assustar a população através da mídia para tentar ganhar tempo, mantendo as pessoas em casa para evitar o contágio e poder providenciar a internação e o tratamento.

E o nosso maltratado SUS? Está dando exemplo ao Brasil e ao mundo de como um órgão público, mesmo com falta de insumos e pessoas, pode salvar milhares de vidas, graças à dedicação de médicos, enfermeiros e todo pessoal de apoio, mesmo com o risco de suas próprias vidas. Nosso muito obrigado a todos esses heróis.

A contagem dos casos e das mortes segue ininterrupta,sendo que, pelos cálculos mais modestos, até 2030 teremos mais de 2.000.000 de mortos no mundo. A OMS garante que há como vencer o vírus, mas ele deixará como legado uma necessidade real de repensar nossa existência. Na dor e na calamidade coletiva, sentimos que somos menos desiguais do que pensamos e que lágrimas não têm ideologia!

Ler matéria completa