Bauru e grande região

 
Tribuna do Leitor

Qual é a lógica?

por José Fernando Borrego Bijos

31/07/2020 - 05h00

Não consigo entender qual é a lógica. Por que o comércio de rua (lojas) só pode funcionar de quarta a sábado se os supermercados podem funcionar todos os dias (a aglomeração dentro do supermercado, a qualquer dia e hora, é de longe muito maior do que nas calçadas e no interior de qualquer loja do comércio de Bauru)?

Estariam os vírus mais ativos nas segundas e terças?

Por que o comércio de rua (lojas) só pode funcionar das 10h às 16h, se os supermercados funcionam das 7h às 22h? (vírus não gosta de supermercado, só de ruas e lojas menores?) e por que os shoppings só podem das 13h às 19h? (assim o vírus tem onde ir depois que sair das ruas?)

Por que restaurantes e bares só podem servir no local das 10h às 16h?

Nesse horário o vírus descansa para sair à noite? Não preciso de estudo científico para me sentir muito mais seguro à mesa de um restaurante (a qualquer hora, a qualquer dia) do que nos corredores de um supermercado, balcão de padaria ou farmácia.

No restaurante estarei isolado em meu assento, sendo servido com toda a cautela, enquanto que em um supermercado estou "esbarrando" em pessoas a todo instante, manipulando produtos cujas embalagens estão sendo tocadas a todo instante pelas mesmas pessoas que estão me "esbarrando", além da troca de fluídos constantes decorrente do troca-troca de toques quando as pessoas tocam em um produto e o devolvem à prateleira para serem tocadas por outra e outra e outra pessoa, até que alguma resolva colocar o produto no carrinho.

Pergunto: os funcionários higienizam cada um desses produtos quando são retornados à prateleira como fazem os funcionários de um restaurante com as mesas, cadeiras e utensílios quando?

Onde está a lógica?

Ah, pergunta final: por que estamos fechados desde março se só agora o vírus está vindo em massa para o interior? Não teria sido mais lógico ter permanecido aberto em março, abril, maio e, agora, pensar em quarentena e restrições de funcionamento?

Ler matéria completa