Bauru e grande região

 
Tribuna do Leitor

Comportamento curioso

por Evandro Canuto de Sá

16/09/2020 - 05h00

No início da quarentena, notava que muitas pessoas não conseguiam ficar nas suas casas, mesmo sabendo que o coronavírus (Covid-19) é perigoso.

Observando esse comportamento, surgiu uma pergunta: por que a sociedade quer voltar à ativa, no meio da pandemia?

Antes de dar a minha opinião, quero ressaltar uma coisa: não sou psicólogo, nem filósofo (até certo ponto sou, mas não formado na área), contudo, gostaria de compartilhar o que acho.

A minha resposta vem de diversas leituras de filósofos e psicólogos, e absorvendo as suas escritas e sabedorias, cheguei à conclusão de que a maioria dos indivíduos perceberam que ficar em casa (toda manhã, tarde e noite) não é legal.

O motivo de ser entediante é pelo simples fato de sentir falta da humanização (conversar com amigos e amigas, toques, errar, receber elogios, ver coisas diferentes etc), e a falta de humanização faz com que a felicidade suma, pois o desejo humano não está em ação (o famoso libido).

É claro que isso não é verdade absoluta, mas não deixa de ser interessante, porquanto a simples falta de realização do desejo faz com que as pessoas ativam o seu lado corajoso, só para colocar a sua vida em ação.

Ler matéria completa