Bauru

Tribuna do Leitor

Adeus, João Francisco!

por Arthur Monteiro Junior - advogado e jornalista

11/06/2021 - 05h00

Mais um dos imprescindíveis que se vai. Faleceu nesta semana João Francisco Tidei de Lima, professor aposentado da Unesp e querido amigo. Conheci João nos anos 80, quando eu ainda era um estudante universitário e, junto com outros estudantes, organizava uma cotização mensal para ajudar um velho militante comunista, que passava por dificuldades financeiras.

João, todo mês, colaborava.

Depois foi banca do meu TCC, no curso de Comunicação Social(Jornalismo) da Unesp/Bauru. Ficamos amigos e, esporadicamente, e de forma casual, encontrávamos ocasiões em que colocávamos em dia nossas análises de conjuntura, sempre com a reciprocidade do carinho e do respeito de quem sabe que estávamos no mesmo caminho, na mesma trincheira.

Em anos mais recentes tive o privilégio de participar com ele, como membro, da Comissão Municipal da Verdade, que apurava os crimes da ditadura em nossa cidade. João cultivava a pureza e a indignação, traços nobres de uma figura singular a quem eu muito admiro. Vai fazer falta, muito falta, ainda mais nestes tempos sombrios e tristes. Até um dia, João!

Ler matéria completa