Bauru

Tribuna do Leitor

Por que o elevado preço dos combustíveis?

por Edson de Oliveira

21/11/2021 - 05h00

Por que razão o Brasil, que tem respeitáveis reservas petrolíferas, é o maior país do mundo em terras agricultáveis e tem uma refinaria (Petrobras, em que, de acordo com as normas da língua portuguesa, somente a primeira letra é maiúscula) de renome internacional, registra os preços de combustíveis mais altos do mundo?

A explicação é simples e de fácil entendimento. A grande porcentagem da gasolina e do diesel que consumimos é retirada do petróleo que produzimos. O etanol nada tem a ver com importação porque é totalmente retirado da cana que é produzida aqui, aliado ao fato de que de que somos os maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo. Além disso, à gasolina de origem de petróleo importado ou não são adicionados 22% do etanol produzido aqui, o que diminui a quantidade importada de petróleo consideravelmente.

Acontece que contrariando todo o bom senso, e o respeito pelo consumidor, o preço do petróleo das nossas reservas internas, por questões incompatíveis com a lógica e com óbvio, é equiparado ao preço do petróleo importado, numa demonstração clara de total incoerência e desrespeito ao cidadão que paga seus impostos corretamente, e num Brasil com inflação disparada, em sua data base tem aumentos irrisórios, vendo esse aumento insignificativo ser levado inteiramente pelo custo das produtos de consumo obrigatório, por uma inflação camuflada e, pasmem, pelo Imposto de Renda, que está há oito longos anos sem ter a sua tabela atualizada, somada aos fatos de que mesmo no tempo em que era atualizada todo ano, a atualização não era real. Por isso a tabela de atualização do imposto de renda está defasada em 113% nos últimos quinze anos.

Se o dólar sobe, por que o preço do etanol tem que subir, se ele é nosso e, portanto, não está atrelado ao preço internacional do petróleo.

O povo solicita aos mandantes deste país, eleitos pelo voto popular, que tenham mais responsabilidade, mais compromisso com o trabalhador, mais dignidade, mais respeito pelo povo e coloquem um ponto final nesses desmandos, nesses favorecimentos ilícitos, inconcebíveis e vergonhosos sob todos os aspectos.

O Brasil é viável. O que o deixa nessa situação de miserabilidade sem perspectivas de melhora, é o procedimento vexatório de certos políticos de pensarem somente em seus bolsos, dilapidarem os bens do país e fomentarem a corrupção.

Bolsonaro, sabemos que limpar toda a sujeira que você encontrou, avolumada ao longo dos últimos vinte anos não é tarefa das mais fáceis, e não é trabalho que se possa desenvolver em poucos anos, mas não esmoreça, porque não faltando honestidade, disposição para o trabalho, coragem, poder de mando, e exemplares punições para os culpados, pelos recorrentes desmandos e confiança na impunidade, o Brasil tem recuperação. Confiemos!

Ler matéria completa

×